Um beijo, um queijo... Deixe ir.

Imagem
Confesso que ainda me restava um pouco de sentimento e não sei por que, mas algo lá no fundo me fazia acreditar que um dia você iria voltar a falar comigo. Me agarrei a pequenas esperanças iludidas por um sentimento intacto. Se passaram 2 anos e tudo isso foi se desfazendo pouco a pouco. Depois de tanto tempo, eu finalmente vou soltar essas lembranças e deixar partir o que restou. Me abri para o novo, um lugar desconhecido da qual ainda tenho medo... Porém sei que me fará bem algum dia. Esse novo amor apareceu de repente, fiquei meio desconfiada, ele seria o abraço que eu tanto precisei e esperava? O abraço me consolou naquele dia frio e escuro e eu retribuí, por que senti algo diferente. Não sei o que será daqui para frente, não tenho expectativas e nem ansiedade, mas iremos com calma... Sei que já estamos nos tornando grandes amigos e isso é importante.  Se você gostou, eu não sei, mas segundo minha mãe, se não tivesse gostado, não teria me beijado tantas vezes.

O processo de coagulação (hemostasia)

Muita gente já deve ter se cortado e sangrado pelo menos uma vez na vida e também já deve ter se perguntado ou não como isso ocorre.
Então, o blog caótico, irá explicar como isso acontece...




Quando nos cortamos, o tecido lesionado libera mediadores químicos para avisar que isto está acontecendo - Acorda, cambada! - As plaquetas são ativadas imediatamente para impedir o sangramento. E o aglomerado delas, formam um tampão. Cessando o sangramento, começa-se o processo de coagulação. As plaquetas liberam uma substância chamada de tromboplastinogênio que com um rápido processo químico, é transformado em Tromboplastina.

A tromboplastina ativa a protrombrina (substância inativa no plasma) e com um rápido processo químico, é transformada em Trombina. Essa última substância ativa o fígado a liberar vitamina K, enquanto que o plasma libera o cálcio, juntando os dois + a trombina, transforma-se o fibrinogênio, que diante de alguns processos químicos, transforma-se, enfim, em fibrina ou coágulo.



Este processo é rápido e em pessoais normais, começa em torno de 20 segundos após a lesão.
Um vídeo abaixo, mostra um pouco mais, deste processo de forma mais resumida...



O coágulo é o famoso cascão, que é feito pelo nosso organismo para evitar que agentes externos (bactérias, fungos, etc) entrem na nossa corrente sanguina, enquanto o nosso tecido se regenera. No vídeo mostra que depois de alguns dias, o corpo envia uma enzima presente no sangue (plasmina) para degradar o "cascão". As nossas células (macrófagos e eosinófilos) se encarregam de limpar a área depois da destruição da fibrina e tudo volta a reinar em paz.

Comentários

  1. Olá, sou estudante de Biocombustíveis e terei uma prova de bioquímica hoje. Estava com inúmeras dúvidas em relação a hemostasia. Para ser mais específico, na questão dos fatores de coagulação (algo que minha professora irá cobrar na prova). Agradeço por esse post, me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruce, fico feliz que tenha gostado da postagem e ainda mais pôr ela ter te ajudado *--* espero que tenha ido bem em sua prova, boa sorte :D
    abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comenta... :D
Agradeço...
beijos galáxicos!

Postagens mais visitadas deste blog

Omepramix 7º dia

Eu não gosto de crianças

Vectoeletronistagmografia