My heart will go on

Imagem
Voltei, por que escrever me faz bem.  Desde que você partiu, eu passei a ter medo de criar vínculos.  Nunca pensei que eu teria dificuldades em superar e sentiria tanto a sua falta. Isso só me faz perceber o quanto eu te amava muito e que sua ausência enfatiza minha solidão, por que não existe mais ninguém me esperando em casa. Eu encomendei um amigurumi com a sua cara para ver se eu me sinto melhor. Hoje fazem 2 meses, mas meu coração ainda dói.  Não há 1 dia em que eu não acorde e não pense em você. Não há ninguém aqui para me consolar e você se foi e agora, só existe em minhas memórias. 

O processo de coagulação (hemostasia)

Muita gente já deve ter se cortado e sangrado pelo menos uma vez na vida e também já deve ter se perguntado ou não como isso ocorre.
Então, o blog caótico, irá explicar como isso acontece...




Quando nos cortamos, o tecido lesionado libera mediadores químicos para avisar que isto está acontecendo - Acorda, cambada! - As plaquetas são ativadas imediatamente para impedir o sangramento. E o aglomerado delas, formam um tampão. Cessando o sangramento, começa-se o processo de coagulação. As plaquetas liberam uma substância chamada de tromboplastinogênio que com um rápido processo químico, é transformado em Tromboplastina.

A tromboplastina ativa a protrombrina (substância inativa no plasma) e com um rápido processo químico, é transformada em Trombina. Essa última substância ativa o fígado a liberar vitamina K, enquanto que o plasma libera o cálcio, juntando os dois + a trombina, transforma-se o fibrinogênio, que diante de alguns processos químicos, transforma-se, enfim, em fibrina ou coágulo.



Este processo é rápido e em pessoais normais, começa em torno de 20 segundos após a lesão.
Um vídeo abaixo, mostra um pouco mais, deste processo de forma mais resumida...



O coágulo é o famoso cascão, que é feito pelo nosso organismo para evitar que agentes externos (bactérias, fungos, etc) entrem na nossa corrente sanguina, enquanto o nosso tecido se regenera. No vídeo mostra que depois de alguns dias, o corpo envia uma enzima presente no sangue (plasmina) para degradar o "cascão". As nossas células (macrófagos e eosinófilos) se encarregam de limpar a área depois da destruição da fibrina e tudo volta a reinar em paz.

Comentários

  1. Olá, sou estudante de Biocombustíveis e terei uma prova de bioquímica hoje. Estava com inúmeras dúvidas em relação a hemostasia. Para ser mais específico, na questão dos fatores de coagulação (algo que minha professora irá cobrar na prova). Agradeço por esse post, me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruce, fico feliz que tenha gostado da postagem e ainda mais pôr ela ter te ajudado *--* espero que tenha ido bem em sua prova, boa sorte :D
    abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comenta... :D
Agradeço...
beijos galáxicos!

Postagens mais visitadas deste blog

Omepramix 7º dia

Eu não gosto de crianças

Vectoeletronistagmografia