sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Hiposfagma

Hoje resolvi postar sobre o hiposfagma ou derrame ocular... Nossa! Falou tudo... Em grego kkkkkkk...
Todo mundo já deve ter sido um anjinho de candura e sem querer querendo, já tropeçou, caiu, se cortou ou foi atropelado (brincadeira) na vida, isso ocasionou um sangramento em algum lugar, certo? E quando esse sangramento acontece no olho?


Nossos olhos contém diversos vasos sanguíneos frágeis como os capilares e sendo assim, facilmente rompidos. Quando isso acontece, o sangue vaza para o espaço entre a esclera (parte branca) e a conjuntiva (membrana fina e transparente que recobre a esclera) e se espalha pela parte externa, deixando o olho vermelho, geralmente em um determinado canto, fica aquele sangue vivo.
Isso acontece por variados fatores, sejam eles por problemas de coagulação, remédios como o AAS (Ácido acetilsalicílico), hipertensão, glaucoma, efeitos colaterais de remédios quimioterápicos e situações que aumentam a pressão intra-abdominal ou torácica (vômitos, espirros, tosse, prisão de ventre...).
A pessoa que apresenta o hiposfagma, normalmente não sente nada, em alguns casos, pode haver uma leve dor no canto do olho, mas em geral, é assintomática. A criatura só vai saber que teve um derrame ocular quando se olhar no espelho ou outra criatura falar que o olho dela está vermelho... 
A hemorragia subconjuntival, embora assustadora, não é grave e nem motivos de preocupação... Compressas com gelo e colírios lubrificantes são alguns dos remédios que podem amenizar o aspecto do problema, mas ele dura em torno de alguns dias (1 ou 2 semanas) para sair. Esse é o tempo que o nosso organismo leva para absorver o sangue e vida que segue kkkkkkk...
Agora fique em alerta, o hiposfagma é uma hemorragia superficial, não pode ser confundida com uma hemorragia intraocular. Se a pessoa apresentar um sangramento no olho, apresentar uma baixa visão, procure um oftalmologista. Que nestes casos, já são mais graves.

Nota: Mesmo sendo superficial, sempre é bom procurar um oftalmo para descargo de consciência, pois o hiposfagma não costuma ser frequente... Caso seja, o paciente poderá fazer uma biópsia para descobrir se há alguma lesão ocular. Concluindo, nunca brinque com a saúde. Sempre vá ao médico... Mesmo não estando doente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comenta... :D
Agradeço...
beijos galáxicos!