Um beijo, um queijo... Deixe ir.

Imagem
Confesso que ainda me restava um pouco de sentimento e não sei por que, mas algo lá no fundo me fazia acreditar que um dia você iria voltar a falar comigo. Me agarrei a pequenas esperanças iludidas por um sentimento intacto. Se passaram 2 anos e tudo isso foi se desfazendo pouco a pouco. Depois de tanto tempo, eu finalmente vou soltar essas lembranças e deixar partir o que restou. Me abri para o novo, um lugar desconhecido da qual ainda tenho medo... Porém sei que me fará bem algum dia. Esse novo amor apareceu de repente, fiquei meio desconfiada, ele seria o abraço que eu tanto precisei e esperava? O abraço me consolou naquele dia frio e escuro e eu retribuí, por que senti algo diferente. Não sei o que será daqui para frente, não tenho expectativas e nem ansiedade, mas iremos com calma... Sei que já estamos nos tornando grandes amigos e isso é importante.  Se você gostou, eu não sei, mas segundo minha mãe, se não tivesse gostado, não teria me beijado tantas vezes.

Pão de maçã sem glúten e sem lactose (De frigideira)

Fazia um bom tempo que eu queria criar um pão simples e rápido, na qual eu pudesse comer, todos os dias. Também queria um pãozinho que não fosse Low carb, pois como vocês sabem, eu não quero emagrecer. Além do fato, de também não levar ovo, não por que sou vegana, não sou (Um dia, quem sabe) só pelo fato de que comer ovo todo dia, não dá né? Fora que eu queria muito fazer um pão que as pessoas que tem alergia ao ovo, possam consumir também. Aliás, retirar o ovo da receita é difícil.

Fiz vários testes até chegar na versão final. E a primeira coisa que digo, não é um pão doce. Fiz a receita misturando aveia, farinha de arroz e polvilho azedo. Para substituir o ovo, coloquei banana bem amassadinha. Não deu certo. O pão ficou com uma textura bem borrachuda e com um gosto bem esquisito. Repeti a mesma receita com abacate, o cheiro ficou bom, mas a textura ficou fofa demais e desmanchava na mão, fora que o gosto estava só Jesus na nossa vida kkkkkkkkkk...
Resolvi trocar o polvilho azedo pelo doce. Fiz o mesmo teste com banana e parece panqueca. A massa não cresceu, ficou com cheiro de camarão, mas o gosto ficou bom... Comível.
Como eu não queria gastar mais material, não peguei o abacate por que eu já sabia que ia virar abacaxi.
Foi então, que resolvi pegar a maçã. Além do sabor ser suave, ela daria liga e umidade que a nossa receita precisava. Então peguei a base que já tinha feito e coloquei o suco da maçã. O primeiro teste ficou razoável. O cheiro ficou igualzinho a do biscoito creme craquer, a textura ficou tipo pão de queijo e o gosto ficou meio sem sabor. Então eu pensei, tem que ter algo para deixar isso mais fofinho e com mais sabor. Então, eis que eu tive a ideia de pôr a fibra da maçã. Ela é o segredinho desse pão bem simples de fazer. Ficou pensando, aonde vai conseguir fibra de maçã? Bem, confere na receita, como fazer:

Pão de maçã sem /glúten/lactose/ovo/ de frigideira (Salgado)


*Colher medidora
Sopa: 15 ml
Chá: 5 ml
Café: 2 ml

Ingredientes:

  • 2 colheres (sp) de farinha de arroz
  • 1 colher (sp) de aveia em flocos finos sem glúten (pode ser a farinha de aveia) *Se você tiver problema com a aveia, pode substituir pela farinha de quinoa, mas, você vai precisar prestar atenção na quantidade de suco, por que a aveia absorve mais água.
  • 1 colher (sp) de polvilho doce
  • 1 colher (café) rasa de açúcar (Pode ser qualquer açúcar, eu não testei com adoçante)
  • 1 colher (café) de azeite (ou qualquer óleo da sua preferência)
  • 1 colher (sp) de fibra de maçã (Vou explicar abaixo como você vai fazer)
  • 2 colheres (sp) de suco de maçã
  • Sal a gosto (Aqui eu coloquei meia colher de café rasa de sal, por que eu não gosto muito de nada salgado)
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó (para bolo)
  • 1/2 maçã não muito madura, bem lavada.
  • 1/2 copo de água filtrada
  • Temperinhos à gosto


Como fazer:

1) No liquidificador, ponha metade da maçã cortada com casca e em pedaços junto com meio copo de água, como se fosse fazer um suquinho de maçã. Bata bem. Coe o suco e aquele bagaço que ficou é a nossa fibra (Aperte para coar bem o líquido. Tem que ficar um pouco úmido apenas). Meça 1 colher de sopa daquele bagaço e reserve. Com o suco coado, meça 2 colheres de sopa dele e guarde o resto na geladeira para tomar depois. Na cozinha tudo se cria, as vezes dá errado, mas nada se estraga kkkkkkkk...



2) Em um recipiente, coloque a farinha de arroz, a aveia, o polvilho e misture bem, esse será o nosso mix.






3) Acrescente o sal, o açúcar e os temperinhos à gosto. Aqui eu coloquei um pouco de açafrão, páprica doce, mas você pode fazer sem ou colocar o que achar mais gostoso. Mistura bem.



4) Agora, acrescenta a fibra, o azeite, o suco de maçã e misture bem.




5) Unte a forma com o óleo que preferir, eu untei com manteiga zero lactose. A minha frigideira é pequenininha, então não é um pão grande.



6) Por último, o fermento. Vai ficar uma massa consistente e densa. Não é uma massa mole, mas é assim mesmo. Misture bem até ela ficar um pouco volumosa, pois o fermento vai reagir.



7) Você pode recheá-lo da sua preferência, primeiro pôr um pouco de massa, colocar o recheio e cobrir com o resto. Eu coloquei queijo, mas pode colocar outro ou simplesmente deixar ele puro e rechear depois de pronto. Mas atenção: Só corte o pão depois que ele amornar um pouco.
Bem, depois que colocar o pão na frigideira, você deixa ele cozinhar durante uns 3 minutos na menor boca do seu fogão, com tampa. Se você não tiver boquinha, pode usar o truque da grelha para diminuir a chama. Depois que ficar bem douradinho de um lado, vire para dourar o outro. Cuidado ao virar, pois ele tem a massa bem fofinha.




Esse pão é pequeno, mas dá para fazer um bom hambúrguer com ele.Ele não fica tão crescido, mas fica bem fofinho. O gosto parece de pão integral, pois ele leva maçã e aveia, que são rico em fibras. Por cima, antes de ligar o forno, eu polvilhei orégano, deu um sabor e cheirinho bem agradável. Eu gostei muito.

Minhas considerações finais: O cheiro é igual a de um biscoito creme craquer, o gosto é bem agradável e neutro, a maçã passa longe. Ele é fofinho por dentro, bem elástico por causa do polvilho e da aveia. Depois de frio, fica um pouquinho borrachudo, mas não fica duro tipo pão de queijo. Continua macio. Se você já comeu aqueles club sociais integrais, o gosto é bem parecido. Eu gostei bastante. Me superei kkkkkkk e espero, de coração, que vocês gostem também.



P.S: Isso no meio é o queijo kkkkkk...


Gostou da postagem? Então comente aqui embaixo se você gosta de receitinha prática assim e se você fizer, me conte o que achou!
Não esquece de curtir a página do mundo ali ao lado ----------------->
Beijos galáxicos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omepramix 7º dia

Eu não gosto de crianças

Vectoeletronistagmografia