Um beijo, um queijo... Deixe ir.

Imagem
Confesso que ainda me restava um pouco de sentimento e não sei por que, mas algo lá no fundo me fazia acreditar que um dia você iria voltar a falar comigo. Me agarrei a pequenas esperanças iludidas por um sentimento intacto. Se passaram 2 anos e tudo isso foi se desfazendo pouco a pouco. Depois de tanto tempo, eu finalmente vou soltar essas lembranças e deixar partir o que restou. Me abri para o novo, um lugar desconhecido da qual ainda tenho medo... Porém sei que me fará bem algum dia. Esse novo amor apareceu de repente, fiquei meio desconfiada, ele seria o abraço que eu tanto precisei e esperava? O abraço me consolou naquele dia frio e escuro e eu retribuí, por que senti algo diferente. Não sei o que será daqui para frente, não tenho expectativas e nem ansiedade, mas iremos com calma... Sei que já estamos nos tornando grandes amigos e isso é importante.  Se você gostou, eu não sei, mas segundo minha mãe, se não tivesse gostado, não teria me beijado tantas vezes.

Você sabe o que são moscas volantes?

Se você alguma vez já parou no sinal e olhou para o lado e ao invés de ver um motorista, viu uma mosca no volante, então você está totalmente... Errado. É mosca volante e não mosca no volante kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Ai, que sem graça :(

Moscas volantes são pequenos pontos escuros no nosso olhar, que parecem sujeiras, geralmente em forma de minhoquinhas, manchas, pontinhos ou círculos.
Quando você olha para algum lugar claro, consegue ver algo se mexendo a medida que vai movendo o olho, parece que você nunca consegue ver o que é de fato, por que a sujeira se movimenta junto.
Essa sujeira são partículas de vítreo condensada, ou seja, grumos. Sabe quando você vai fazer mingau de maisena e tem que mexer para não empelotar? Pois então, a mosca volante é justamente o empelotamento do vítreo (que é um fluido gelatinoso que fica dentro do olho).

imagem1: http://www.hvisao.com.br/moscas-volantes-conhecendo-doenca/

Se familiarizou?

Por que isso acontece:

Essa expressão vem do latim "muscae volitantes" por que na Roma antiga, esse problema oftalmológico já existia.
Quando envelhecemos, o vítreo começa a perder força e acaba diminuindo, podendo se desgrudar da retina em alguns pontos, sem que cause obrigatoriamente danos à visão. 

imagem2: https://metodoselfhealing.com.br/moscas-volantes/

Esse descolamento formam os grumos que eu citei anteriormente e embora eles pareçam estar na frente do olho, na verdade, eles estão flutuando nesse fluido, dentro do olho, daí quando passam pela linha de visão as partículas bloqueiam a luz e lançam sombras na retina, a parte posterior do olho onde se forma a imagem das manchas que vemos. 

Quando devo me preocupar:

Existem muitos fatores que podem ocasionar as moscas volantes, o mais comum é a velhice. Porém, quando o vítreo se desgruda da retina, pode ocorrer da própria retina sofrer um deslocamento também. Quando a retina se descola, acontece um sangramento intraocular, fazendo com que a pessoa tenha flash's brancos ou enxergue pontos luminosos e muitas moscas volantes ao mesmo tempo. Isso requer uma investigação aprofundada e geralmente são procedimentos urgentes, pois a consequência é a cegueira.
 
imagem3: https://www.cbco.com.br/doencas/moscas-volantes/

Qual o tratamento:

Não existe um tratamento padrão para esse problema. Geralmente cirurgias para removê-las são arriscadas e na maioria das vezes, desaconselhadas por causarem problemas mais graves. 
O paciente acostuma-se com elas com o passar do tempo, até que elas regridam por si só. Quando as moscas incomodam demais ou trazem risco de outro problema mais grave como o descolamento da retina, deve ser usado como tratamento, um laser argônico ou uma crioterapia.
Também existe uma forma de evitar o problema, fazendo um acompanhamento semestral com mapeamento de retina, para verificar se há evolução na degeneração do humor vítreo e se existem ruturas na retina, podendo ser necessário o isolamento destas áreas de rutura com laser para impedir uma progressão para um rasgo ou descolamento da retina.



Gostou da postagem? Então comenta aqui embaixo e me diga se você tem ou conhece alguém que possui mosca volante? Não esquece de curtir a página do mundo ali ao lado ---------->
Beijos galáxicos.


Bibliografia:
http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/moscas_volantes.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omepramix 7º dia

Eu não gosto de crianças

Vectoeletronistagmografia