quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Por trás de The Earth prelude

"The Earth prelude" ou O prelúdio da Terra, é uma composição do pianista italiano Ludovico Einaudi. Prelúdio é um termo muito conhecido na área musical, principalmente em música erudita. Se refere a uma introdução para canções maiores, como se fosse um aquecimento. Sabe quando a pessoa vai cantar uma música e tem que aquecer a voz antes? Então, é como se fosse um prelúdio, uma antecipação de algo.
Essa música faz parte do álbum Island: Essential Einaudi e acredito que seja uma inédita, já que ela não está em nenhum outro álbum dele.


A maioria das músicas que estão presentes, apresentam uma introdução um tanto mais pesada com acordes menores, dando aquele ar de suspense e uma ação prestes a ser feita. Não é diferente com The Earth prelude.
Está música me chama bastante atenção por que querendo ou não, você imagina a terra e também lembra a situação em que ela está, sim, aquecimento global, desmatamento e outros problemas ambientais todos nós sabemos e precisamos resolver.


Ela começa com uma passagem rápida de notas menores, decadentes, que nos passam a sensação de suspense, mistério. O prelúdio, o início da terra e tudo que um dia ela foi. As notas vão oitavando e se tornando mais aguda, nos passando a ideia de que o ápice está chegando. Até que notas mais leves e maiores são tocadas e nos passam a sensação de paz... Aquela imensidão azul é a terra, tão serena e tranquila em um imenso universo solitário. De repente, um tom mais pesado, como se fosse um aviso "ei, ela não é mais assim" e "ei, precisamos cuidar dela". Notas suaves vão aparecendo novamente, nos mostrando o quão verdadeiro é isso e nós, como filhos dela, precisamos nos conscientizar.
E isso se repete, a cada nota pesada, uma bronca e a cada nota suave, um conselho. Todos nós precisamos apagar as luzes por uma noite inteira e observar as estrelas no céu negro. Vamos perceber que não somos nada perto do brilho delas. Mas elas estão lá, brilhando para nós.
Quantos animais vão precisar ser extintos pela estupidez humana? Quantas florestas teremos que dizimar para obter madeira? Fora outros problemas ambientais.

Conscientização é a palavra.

Este é um vídeo publicitário criado pelo estúdio brasileiro "Zombie" para Wildlife Conservation Film Festival. Deixo para vocês tirarem as próprias conclusões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comenta... :D
Agradeço...
beijos galáxicos!