segunda-feira, 3 de março de 2014

Urtica: Aquela folha que coça

Vulgarmente conhecida como 'Urtiga', a Urtica é uma planta herbácea (plantas vasculares) com folhas cor verde vivo, cortada e triangular. Muito usada na medicina, a urtica, apesar de ser traiçoeira, é eficaz contra reumatismo e utilizada como remédios.




Quem nunca passou perto de uma planta dessas ou já encostou sem querer nessas belezinhas e sofreu com a ardência?
Então, por que isso acontece: Na superfície da urtica, existe uma camada de pêlos chamados de tricomas (um conjunto de células especializadas ou unicelulares) cuja função, na maioria das vezes, é proteção contra predadores.
Quando encostamos na folhagem, a proteção dessa planta é acionada imediatamente e ela excreta algumas substâncias químicas como a histamina (resposta imunológica) e o ácido fórmico (o famoso pó de mico).
Essas duas em contato com a nossa pele, causa irritação, coceira, queimação, dor e vasodilatação. Dependendo do tempo que a pele fica exposta, a queimadura pode ser grave ou não.
Quando a pessoa tem placas avermelhadas e que coçam pela pele, dizemos que ela está com urticária, e essa palavra vem daí mesmo, dessa nossa amiguinha... 
O que fazer quando isso acontece?
Quando tudo está ferrado kkkkkkkk aplicar sobre a pele leite de magnésia, por que essa base vai anular o efeito do ácido e tornar a solução, digamos a ferida, neutra e consequentemente, aliviando a dor e a irritação. Anti histamínicos também são aconselhaveis e é claro, dependendo da gravidade, ir ao hospital sempre.

É isso galera, gostou da postagem? Então deixe seu comentário aqui ou lá na caixa azul velha de guerra kkkk... Beijos galáxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comenta... :D
Agradeço...
beijos galáxicos!