My heart will go on

Imagem
Voltei, por que escrever me faz bem.  Desde que você partiu, eu passei a ter medo de criar vínculos.  Nunca pensei que eu teria dificuldades em superar e sentiria tanto a sua falta. Isso só me faz perceber o quanto eu te amava muito e que sua ausência enfatiza minha solidão, por que não existe mais ninguém me esperando em casa. Eu encomendei um amigurumi com a sua cara para ver se eu me sinto melhor. Hoje fazem 2 meses, mas meu coração ainda dói.  Não há 1 dia em que eu não acorde e não pense em você. Não há ninguém aqui para me consolar e você se foi e agora, só existe em minhas memórias. 

Cálculo renal ou pedra nos rins

Imagine a sala de uma casa, onde há sujeira e com o tempo, sem varrer a sala, essa sujeira vai se acumulando até se tornar uma crosta grossa de sujeira, na qual será visível aos nossos olhos. Isso seria o cálculo renal, uma crosta de sujeira. Vejamos...
O rim é a sala, há sujeira nos nossos rins, essa sujeira seria as impurezas da filtração dele. Para varrer essas impurezas do nosso rim, precisamos tomas bastante água. Se não tomarmos água para limpar a "sala" essa impureza vai se acumulando até formar uma pequena pedra que se cristaliza e vai crescendo a medida que a sujeira se acumula.
As pedras podem ser pequenas, milimétricas ou grandes, do tamanho do próprio rim. São formadas por sais minerais, sendo o mais comum o oxalato de cálcio.
Qualquer pessoa pode ter cálculo e é claro que, existem pessoas que tem a pré disposição de ter esse problema.
Em 2009, tive este problema e quase pedi pinico de tanta dor... Tudo começou em uma manhã normal como todas as outras, fui urinar e notei que minha urina estava laranja. Achei normal, por que quando não bebemos tanta água, a urina fica concentrada e mais escura, mas, naquele mesmo dia, de tarde. Eu fui urinar e minha urina continuava laranja, mas já chegando no marrom. Eu sai rápido do banheiro para atender o telefone e minha mãe entrou no banheiro e viu a cor da minha urina. Tudo bem, aquilo já não era normal. Fui no dia seguinte no clínico que me passou diversos exames, inclusive o ultrassom dos rins e o exame de urina.
No dia seguinte, minha urina estava totalmente marrom e aqui em casa começou o desespero... Fiz o exame de sangue, de urina, fezes e o ultrassom. O de fezes deu normal, o hemograma também, porém o de urina foi que acusou a hematúria na minha urina, ou seja, sangue.

NOTA: A dois tipos de hematúria ou sangue na urina, a microscópica, que não se pode ver a olho nu e a macroscópica, que se pode ver a olho nu. A minha era a hematúria macroscópica.

Quando fiz o ultrassom, foi que veio a desconfiança de cálculo, o médico constatou que tinha um ponto no meu ureter e que meus rins estavam inchados. Deu mais ou menos isso:

Hidronefrose grau III
Cálculo renal medindo 0.5 mm na porção distal 

Depois desse resultado, fui direto para o nefrologista e chegando lá, ele analisou meu exame e constatou que meu cálculo desceu do rim e foi parar no meu ureter onde ele ficou entalado. O nefrologista é o médico dos rins, como minha pedra desceu, já não era mais ele que cuidava do caso e sim o urologista. Para quem acha que esse profissional é só médico de homem. O urologista cuida do sistema urinário, mas essa é uma especialidade cirúrgica, se você tem algum problema no trato urinário e necessitar de cirurgia, é ele quem vai cuidar de você.


Essa é uma imagem que eu peguei no google. O ureter tem a forma de um cone, ele começa largo quando sai do rim e vai diminuindo quando chega na bexiga. A minha pedra engatou no final, entre o ureter e a bexiga e presa ali, ficou machucando e fazendo sangrar, por isso eu estava urinando sangue. Como ela estava presa por ali, a minha urina não estava passando totalmente e metade dela voltada para os rins de novo, fazendo com que ele inchasse, por isso deu hidronefrose, que é a dilatação dos rins por água (urina).
Com essa inhaca toda, o urologista me passou a tomografia com contraste (Tenso esse exame) para saber onde estava com precisão, a pedra. Pois minha cirurgia foi de emergência, já que meus rins estavam sofrendo e eu estava começando a sentir dor.
Minha cirurgia foi a ureteroscopia, que consiste num endoscópio que é passado através da uretrabexiga urinária e então diretamente no ureter. Lá, o endoscópio lança um laser e destrói a pedra com a ajuda de um fio guia. Após a cirurgia, você fica com uma sonda. A anestesia é a raquidiana com ou sem sedação, no meu caso, fui sedada. Me enganaram com uma bala de menta kkkkkkkkk
A pós cirurgia foi um suplício, você fica com um cateter dentro de você durante 1 mês, ele em si não dói, o que dói é quando você vai urinar, a dor é horrível, insuportável. Para ter uma ideia, toda vez que eu ia ao banheiro, quem tinha que me tirar do vaso era minha mãe ou meu pai, por que eu não conseguia levantar de tanta dor. Eu chorei muito com essa praga. Os remédios ajudavam um pouco, mas a dor passou com o tempo, que é o necessário para a cicatrização.
Para a retirada do cateter, eu pensei que fosse sofrer de novo, mas é rápido e indolor, você nem sente... O que é ruim é a anestesia local que é colocado diretamente na uretra, isso incomoda um pouco.
No mais, mas uma sobrevivente. Acredite, eu não desejo isso a ninguém, nunca, eu disse nunca, queira ter um cálculo renal.

P.S: Até chá de quebra pedra eu tomei e nada kkkkkkk - Melancia, qualquer coisa... Mas não deu jeito. Ah é mesmo, chá de quebra pedra é horrível.

O importante é você tomar bastante água, no mínimo 2 litros por dia. Eu tenho que tomar 3 por causa desse abacaxi... Não ingerir muita proteína e nem sal. Mas o melhor mesmo, é ingerir bastante água, principalmente no calor, onde a gente perde mais líquido e a concentração de sais é maior. Certo?
Para você que está passando por isso, apenas fique calmo e relaxe, é um problema chato e doloroso, mas não dura muito tempo. Apenas cuide-se!

Detalhe: Já tive urina transparente, azul (por causa da tomografia com contraste), verde (por causa do remédio que eu tomei quando fiz a cirurgia), amarela (a cor normal da urina) e vermelha ou marrom.





Comentários

  1. Sorte para você nunca mais ter isso na vida, penso que deve ser ruim mesmo, um familiar meu teve e lembro que ele dizia que doía muito mesmo.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fláviaaa :D
      nossa, é terrível, espero que ele também não tenha mais... Abraços :D

      Excluir
  2. Pois é... Estou passando por isso também, tenho um cálculo de 1,5cm no rim direito, o PROBLEMA é que a duas semanas estou com cólica nos dois rins, vou fazer essa semana ultrassom com contraste para ver onde a pedra está localizada e por que o outro rim está doendo também, estou com medo, mas fazer o que, não aguento mais ir ao hospital tomar um coquetel de remédios para dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Junior, que barra! 1,5 já é bem grandinho... Poxa, estarei torcendo por você. Realmente a dor é horrível. Mas tenha fé que isso irá passar, há várias maneiras de quebrar a pedra sem recorrer a cirurgia (com tratamento, médico). No meu caso, não tive saída...
      Sempre tome bastante água, sucos e não tome muito leite (pois ele é rico em cálcio) aguente firme que isso terá fim o mais breve... Cuide-se, Junior e boa sorte!

      Excluir
  3. mentira que vc teve essa porcaria tbm :(( meu rim esquerdo diminuiu 2 centímetros depois de duas cirurgias :( espero que seu cálculo tenha descido sem a cirurgia. Beijoos,feliz 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me lembre kkkk - Caramba :O que triste isso... Espero que você nunca mais tenha essa desgraça. Infelizmente a minha engatou, tive que fazer cirurgia :( sofri muito com isso... Poxa, sorte para nós, terrível!
      Feliz 2014 também, beijos! :D

      Excluir
  4. Dor. Muita dor é o que define pedra no rim. Não desejo a ninguem. Nem.morfina da jeito. Graças a Deus tambem operei as pressas e estou bem. Ir para dentro do Centro cirúrgico foi uma alegria
    Significou fim da dor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comenta... :D
Agradeço...
beijos galáxicos!

Postagens mais visitadas deste blog

Omepramix 7º dia

Eu não gosto de crianças

Vectoeletronistagmografia