sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O quente e o frio

Bom, hoje foi um dia cansativo porque ainda estava com a carga de ontem, mas agora firme e forte venho postar mais uma das minhas peripécias.

Dessa vez irei postar sobre nada mais, nada menos que o SANGUE, isso mesmo, você nunca se perguntou porque quando esta frio a tendencia é ter mais dor de cabeça e quando você bate, mesmo que seja de leve, alguma parte do seu corpo dói mais? e quando está quente? você fica mais mole, com preguiça...
Pois bem, isso ocorre porque o nosso organismo reage de forma diferente para cada situação, ou seja, quando está frio, nossas veias, artérias ou capilares tendem a ficar mais comprimidas, assim sendo diminuindo o espaço por onde o sangue passa e, quanto menor o espaço, menos sangue irá passar pela veia. Quando isto ocorre, o fluxo sanguineo aumenta, fazendo dores de cabeças... E o fato do fluxo ficar mais rapido, o sangue vai irrigar mais rapido os tecidos e assim quando você bater uma determinada parte do corpo, vai doer mais por estar mais sensível.

*Um grande problema também do frio, são as pessoas que possuem pressão alta (mas o que o frio tem a ver com a pressão?)
A pressão é uma força exercida pela velocidade do sangue sobre as paredes dos vasos. Então ocorre o mesmo esquema que descrevi acima, o frio o sangue fica mais rapido, e quando mais rapido mais velocidade... Assim a pressão aumenta e muito, por isso, ATENÇÃO AO FRIO PESSOAS HIPERTENSAS.

E no calor?
Já no quente, ocorre o inverso, quando esta muito quente a tendência dos vasos é se dilatar, ocorrendo isso o espaço por onde o sangue passa se torna maior e quanto maior o espaço, maior a quantidade de sangue e quanto mais sangue passar, mais lento se torna o fluxo. É por isso que muita gente antes de dormir, banha-se com água quente ou toma alguma bebida quente, para poder relaxar.

*Vale lembrar que, quando esta muito quente as pessoas que tem hipotensão(pressão baixa) sofrem também.


E é isso meus queridos e até a proxima postagem =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comenta... :D
Agradeço...
beijos galáxicos!